IEDE apresenta estudos durante jornada

31/08/2015

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), sob a coordenação do Centro de Estudos da unidade, realizou na última quinta-feira, dia 27/08, a 1ª Jornada de Atualização dos Residentes e Pós-Graduandos do IEDE. O encontro, que reuniu diferentes serviços de endocrinologia do Rio de Janeiro, promoveu debate científico a partir de casos reais acompanhados no IEDE, apresentados pelos residentes, pós-graduandos e seus preceptores. Foram selecionados casos de osteoporose, lipodistrofia, Síndrome de Mauriac no diabetes tipo 1 e de cirurgia bariátrica para pacientes obesos que sofrem de síndromes metabólicas.

Os estudos tinham em comum aspectos raros e de difícil resolução. Foi o caso apresentado pelas residentes Dandara Reis e Carolina Khalil Feres sobre a Síndrome de Mauriac, forma rara de diabetes mellitus tipo 1 e cuja literatura científica ainda é incipiente. A doença pode provocar retardo no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, alteração das enzimas hepáticas com aumento do fígado, e redução do fator de crescimento da insulina símile, que estimula o desenvolvimento de células de vários tecidos.

Segundo a chefe do Serviço de Diabetes do IEDE, Rosane Kupfer, há oito pacientes portadores da síndrome sendo acompanhados pela unidade atendidos recentemente. Os prontuários serão objeto de estudo sobre o desenvolvimento e tratamento da patologia. “A boa notícia é que tudo é reversível com o bom controle do Diabetes”, acrescentou.

Para Carmen Assumpção, médica responsável pelo Centro de Estudos da unidade e idealizadora do evento, a jornada foi importante para aprimorar formação dos alunos da residência e pós-graduação com excelência, além de integrá-los aos de outras instituições como UFRJ, UERJ, Estácio de Sá, Centro Universitário Serra dos Órgãos e Hospital dos Servidores. “No próximo ano, pretendemos expandir a programação”, adiantou Carmem Assumpção.