IEDE promove encontro com chefe de cozinha francês em escola pública

24/10/2013

A importância de ter uma alimentação saudável deve começar desde cedo. Foi com este propósito que profissionais de saúde do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) promoveram nesta quinta-feira, dia 17/10, na Escola Estadual Júlia Kubistchek, o encontro “Aprendendo com o Chef”. Na ocasião, o chefe de cozinha francês, David Joubert, preparou um cardápio saudável que foi degustado pelos alunos e pais presentes.

Chef francês David Joubert dá aula de alimentação saudável no Colégio Estadual Júlia Kubitschek. Carmem Assumpção, coordenadora do ambulatório infanto juvenil do IEDE.

Pesquisas apontam que a obesidade já é considerada uma epidemia mundial e tem crescido no público infantil, especialmente na faixa etária dos 5 a 9 anos. Uma em cada três crianças tem excesso de peso. Segundo a coordenadora do Ambulatório de Obesidade Infanto-Juvenil do IEDE Carmem Leal Assumpção, a medicina e a educação devem caminhar juntas, pois os hábitos alimentares saudáveis são ensinados e praticados desde cedo.

“Os futuros professores, que hoje aqui estão em formação, são os multiplicadores das informações transmitidas durante esse encontro. O nosso objetivo é demonstrar a importância da prevenção da obesidade, que pode acarreta sérios problemas de saúde, como a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer”, afirmou.

Segundo os médicos, os hábitos alimentares precisam começar dentro de casa e nem sempre são atrelados apenas à comida saudável com a ingestão de frutas, legumes e verduras. O chef de cozinha David Jobert destacou que é fundamental sentar à mesa durante a refeição, pois além de compartilhar o momento com a família, o alimento é ingerido melhor e a degustação se torna mais prazerosa. “É preciso mudar o hábito de comer vendo televisão, sentado no sofá, em um canto da casa, isolado dos outros membros. Realizar as refeições com a família é uma tradição que não pode acabar”, reiterou Jobert.

Pai de quatro filhos, sendo três obesos, Manoel Alves de Souza pediu ajuda para enfrentar o problema que vive dentro de casa. “Eu não sei o que fazer, pois, por mais que eu diga o que saudável, a família não aceita. Por isso, eu preciso de ajuda”, disse durante o encontro.

A orientação dada pela equipe médica foi no sentido de que é preciso vencer este obstáculo, consumindo alimentos que façam bem à saúde e tentando reunir a família durante as refeições para demonstrar a importância daqueles momentos em conjunto. “Monte a mesa do café, do almoço, do jantar. É preciso insistir neste hábito também”, orientou a médica, Carmem Leal.

A aluna Marcele Fonseca, de 15 anos, tem bons exemplos em casa. Desde cedo, a família cultua hábitos alimentares saudáveis e sempre que possível está reunida para realizar as refeições em conjunto. “A maioria acha que comer bem (alimentos nutritivos) não é legal. Infelizmente o mundo está tomado pelos hambúrgueres”, disse.

Salgados, refrigerantes, sanduíches são considerados verdadeiros vilões alimentícios. E, na escola, sempre há aqueles alunos que deixam de comer a refeição oferecida no colégio para dar uma “fugidinha” e ir à lanchonete da esquina.

A vice-diretora da Escola Estadual Júlia Kubistchek, Elizabete Castanheira Cavalcanti afirma que o trabalho de conscientização é constante e não está restrito aos alunos. Segundo afirmou, os pais também são orientados durante as reuniões a incentivar hábitos saudáveis. “Para tentar evitar que eles caiam em tentação e comer alimentos que não apropriados, procuramos criar combinações diferentes para diversificar o cardápio”, disse.

Após as dicas e cuidados necessários, os participantes puderam saborear sanduíches com pasta de ricota, atum e tomate, e frutas cozidas com suco de laranja natural preparados pelo chef de cozinha. Biscoitos integrais, barrinhas de cerais e suco também foram oferecidos aos presentes.

Fundado em 1967, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) é referência no tratamento de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas A unidade hospitalar foi incorporada pela Fundação Saúde, que é responsável pela gestão, em agosto de 2013.