IEDE realiza simpósio sobre transtornos alimentares

16/10/2017

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) por meio do Serviço de Obesidade e Transtornos Alimentares (SOTA) promoveu no dia 6 de outubro um Simpósio sobre Transtornos Alimentares no Instituto de Psiquiatria da UFRJ-IPUB. O evento teve como objetivo lançar uma pesquisa populacional que será conduzida na cidade do Rio de Janeiro para avaliar a prevalência e os correlatos do Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA) em uma amostra populacional no Brasil.

Durante o dia, os participantes assistiram diversas palestras que contou com a presença de renomados pesquisadores como a professora da Western Sidney University Phillipa Hay, a professora titular de Epidemiologia Nutricional do Instituto de Medicina Social da UERJ Rosely Sichieri e o professor de Epidemiologia da USP Yuan-Pang Wang que é também coordenador no Brasil de um estudo multicêntrico da Organização Mundial da Saúde sobre a prevalência de transtornos psiquiátricos, incluindo os transtornos alimentares, em 14 países.

Ao final das palestras, o psiquiatra e coordenador do SOTA no IPUB, José Carlos Appolinário, fez um resumo do protocolo do primeiro estudo populacional sobre o TCA no Brasil que será iniciado no primeiro semestre de 2018 que avaliará 2.500 pessoas no Rio para determinar a prevalência do TCA, as doenças clínicas e psiquiátricas associadas, o prejuízo funcional decorrente da enfermidade, a utilização dos serviços de saúde, a qualidade de vida e o status do tratamento.

A psiquiatra e coordenadora geral do SOTA Silvia Freitas finalizou o evento agradecendo a participação de todos, especialmente, dos diretores do IPUB e o IEDE. As duas instituições firmaram um convênio técnico-científico e são incentivadoras e permitem que uma equipe multidisciplinar ofereça uma assistência pública de qualidade aos pacientes que sofrem com a TA e obesidade.

O SOTA é um serviço multidisciplinar, reconhecido internacionalmente e há mais de 20 anos é coordenado pelos médicos Walmir Coutinho, José Carlos Appolinario, Silvia Freitas e Monica Duchesne que desenvolveram importantes pesquisas no campo da obesidade e dos transtornos alimentares enriquecendo a literatura médica específica com dados brasileiros relevantes.