IEDE realiza terceira edição do JARPIEDE

27/10/2017

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) promoveu nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, no auditório, a terceira edição da Jornada de Atualização dos Residentes e Pós-Graduandos (JARPIEDE). O evento abordou temas da área de endocrinologia, apresentados por residentes do IEDE de outras instituições como Hospital Federal dos Servidores do Estado e Hospital Federal de Bonsucesso.

“A jornada tem como objetivo treinar os alunos para fazerem esses eventos em suas cidades natais uma vez que o IEDE recebe muitos residentes de todo país. Os residentes são responsáveis pela elaboração do material como folders, banners e pela interação com outros serviços de endocrinologia do Rio, onde outros residentes também são convidados a discutirem casos clínicos. O JARPIEDE é um treinamento para produção de eventos com embasamento científico. Eles correm atrás de patrocínio, discutem os assuntos que serão abordados e fazem a integração com os outros serviços de endócrino. A jornada encoraja e estimula a parte acadêmica desses residentes” – afirmou a presidente do Centro de Estudos e coordenadora da Residência Médica, Carmen Assumpção.

Durante a manhã foram discutidos assuntos como: Obesidade e Câncer, Acromegalia e Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 2. Após cada apresentação foi formada uma mesa para debater os temas e discutir os casos clínicos.

A residente da unidade, Lariana Stefanello, veio do Rio Grande do Sul para fazer a especialização no IEDE e participou pela primeira vez do JARPIEDE: “A oportunidade de reunir tantos serviços de endócrino ajuda tanto a quem está apresentando como a quem está assistindo. Essa troca de experiências é extremamente rica. Eu escolhi a instituição para fazer residência justamente por ela ser um centro de referência e trabalhar com grandes nomes da área”.

A coordenadora de formação e pós-graduação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Silvana Ferreira Lima, fez questão de prestigiar o evento e falou da qualidade da unidade: “Eu acho esse evento importantíssimo, pois é uma interação entre os residentes do IEDE e os residentes de endocrinologia de outras instituições do estado. Eles discutem casos, abordam temas raros que é muito importante para o aprendizado do residente. A SES tem muito orgulho do IEDE, pois o programa de residência daqui é a primeira opção de todos os candidatos à residência de endócrino. Parabenizo toda a equipe do IEDE pela excelência do programa de residência de endocrinologia e metabologia da unidade”.

O diretor do IEDE, Ricardo Meirelles, também esteve presente no evento e ressaltou o importante trabalho que a unidade realiza com os residentes buscando formar mais que técnicos altamente qualificados.

“O IEDE desde suas origens buscou associar assistência, que é o nosso foco principal, ensino e pesquisa. O instituto, no momento, é o maior formador de recursos humanos na área de endocrinologia do Brasil. Nós formamos 22 novos endocrinologistas por ano e isso estimula muito que esses profissionais se dediquem não só ao seu aprimoramento técnico que é fundamental, mas a sua inclusão em um projeto de humanização da medicina na sua formação. Não nos preocupamos apenas em criar bons técnicos. Nos preocupamos em criar bons médicos”.