Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

IEDE se ilumina de azul para o Dia Mundial do Diabetes

22/11/2016

A fachada do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) se coloriu de azul na última semana em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Na data, o instituto também participou de um evento promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com a equipe da Unidade do Pé Diabético.

Durante este dia, pacientes, familiares e público em geral receberam orientação sobre a necessidade de dedicar uma atenção especial aos pés de quem sofre com a doença. Entre os principais cuidados estão manter os pés bem secos, principalmente entre os dedos, e o uso de sapatos confortáveis, para evitar áreas de pressão nos pés.

As comemorações também incluíram a realização no instituto de testes de glicemia e hemoglobia glicada em pacientes e funcionários e orientação nutricional, principalmente para crianças e seus pais.

- Iluminamos o IEDE desde 2007, quando a International Diabetes Federation sugeriu que monumentos fossem coloridos de azul. A ideia é chamar a atenção para esta doença, presente na vida de milhões de brasileiros – lembrou o diretor da unidade, Ricardo Meirelles.

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1% da população) sofrem de diabetes. A doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, representando 6% das mortes no país.

Sobre o IEDE – A unidade foi criada em 1967 e é referência no tratamento de doenças endocrinometabólicas e atividades ligadas à endocrinologia, diabetologia, metabologia e nutrição. É a única no país a oferecer atendimento exclusivo a pacientes portadores de doenças endócrinas e metabólicas.

Em 1989, iniciou de forma pioneira o programa de saúde pública para rastreamento de doenças congênitas, por intermédio da realização do Teste do Pezinho. A unidade destaca-se também pelo trabalho realizado na área de ensino, em que é o maior formador de especialistas em Endocrinologia do país. O IEDE implantou o primeiro Programa de Residência Médica em Endocrinologia no Brasil, assim como o primeiro mestrado na área. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), oferece cursos de especialização nas dependências do hospital, gerando maior aproveitamento das aulas teóricas e práticas.​

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h