Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Perfil

 

Foto: ASCOM/FS          Clarisse Lopes de Castro Lobo, natural da cidade do Rio de Janeiro, é graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1983. Especialista em hematologia e hemoterapia, a médica tem MBA em Gestão da Saúde pela Universidade Estácio de Sá e extensão em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, faz doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense.

 

          Possui sólida experiência na área de assistência médica em hematologia, com reconhecimento nacional e internacional em Doença Falciforme e visão estratégica no atendimento às doenças hematológicas de alta complexidade, na otimização de recursos, na gestão participativa e nos modelos de qualidade em prol de uma saúde pública de qualidade.

 

          A atual diretora executiva da Fundação Saúde trabalhou no Hemorio por 27 anos, tendo atuado  em diferentes posições  de liderança, desde a chefia da internação. Merece destaque sua atuação frente à direção técnica de 1994 até 2006, quando o Hemorio alcançou a certificação em Hematologia e Hemoterapia concedidos pela Joint Commission International e Associação Americana de Bancos de Sangue. Nos últimos sete anos, durante sua atuação na direção geral, a instituição obteve do Prêmio Nacional de Gestão Pública, o troféu de gestão por dois ciclos consecutivos, pela maior pontuação jamais obtida por uma unidade de saúde.

 

          A médica é integrante de diversos grupos de trabalho, tais como a Câmara Técnica de Hematologia e Hemoterapia do Rio de Janeiro; Grupo de Assessoramento Técnico do Ministério da Saúde em Doença Falciforme; e Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

 

          A especialista é autora de artigos científicos publicados em revistas de grande impacto como The New England Journal of Medicine, Pedriatric Blood & Cancer e British Journal of Haematology.

 

©2016 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
Av. Padre Leonel Franca, 248, 1º andar, Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-000, Telefone: (21) 2334-5010
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h / Recursos Humanos - 8h às 15h