Institutos recebem visita do secretário estadual de Saúde

16/01/2015

O secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, visitou na última terça-feira, dia 13, três unidades geridas pela Fundação Saúde: Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio). A visita foi acompanhada pela direção da Fundação Saúde e das respectivas unidades.

A primeira unidade foi o Hemorio. A equipe visitou as instalações do instituto e conheceu as futuras instalações da Central de Transplante de Medula Óssea e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), cuja previsão é inaugurar ainda este ano.

No IEDE, um dos serviços oferecidos chamou a atenção dos visitantes: a unidade do pé diabético, que tem uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes, prescrevendo calçados e palmilhas apropriadas. A unidade também realiza trabalho preventivo de conscientização para evitar o surgimento de lesões.

O Centro de Cardiologia do Exercício do IECAC também mereceu destaque. Pioneiro no Brasil, o serviço realiza regularmente testes de exercícios e cardiopulmonares, reabilitação cardiopulmonar e metabólica em coronariopatas e portadores de insuficiência cardíaca. Boa parte dos pacientes é oriunda da Baixada Fluminense e, por conta da importância do tratamento, será feito um estudo para avaliar a viabilidade de estender este serviço naquela região.

Peixoto disse ter ficado impressionado com a tradição e com a expertise das unidades, referências no tratamento de doenças cardíacas, endócrinas e metabólicas, e hematológicas. “Vamos trabalhar cada vez mais para melhorar o funcionamento destas unidades”, ressaltou.

Fonte: Ascom/FS

Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS