Irmãs Clarissas doam sangue e estimulam a cidadania

10/10/2014

O Hemorio recebeu uma visita iluminada: quatro freiras da Ordem de Santa Clara, mais conhecida como Clarissas, vieram exercer sua cidadania, doando sangue.

O grupo, organizado pela Irmã Maria Mirtes (30), convidou as religiosas Maria Angelúcia (56), Maria José (36) e Silvânia Bartos (27), que saíram da clausura, no Mosteiro de N. S. dos Anjos da Porciúncula, na Gávea, somente para o ato da doação voluntária.

Irmã Maria Mirtes explica que no sistema de clausura, os religiosos não saem dos monastérios, exceto por alguns raríssimos motivos.

- Pausamos nossa reclusão para doar sangue por entendermos que esse é um motivo justo, evidente e provado. Tivemos a liberação e a benção da Madre Abadessa e temos a certeza de que podemos contribuir com a obra de Deus, que nos dá a oportunidade de coparticipar de sua dádiva – relatou a religiosa, explicando ainda qual era o sentimento do grupo em relação à doação de sangue.

- Estamos nos sentindo pequeninas diante da grandeza da vida e, ao mesmo tempo, nos enchemos de alegria. Estamos transbordando por saber que cada doação pode salvar até 4 vidas – finalizou a Irmã.

A Ordem de Santa Clara é uma das mais antigas congregações religiosas, fundada em 1212 por São Francisco de Assis e foi uma das primeiras a se estabelecer no Brasil.