Medicar bem e Lavar as mãos: atitudes que preservam vidas

05/05/2016

No dia 05 de maio são comemoradas duas datas importantes para a área de Saúde: o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Ambas foram criadas para alertar quanto a riscos que podem afetar diretamente a segurança dos pacientes e que, portanto, devem ser objeto de total atenção dos profissionais de saúde.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos ressalta os perigos da automedicação e do uso indiscriminado de remédios, alertando para o alto índice de intoxicação dos indivíduos. Assim, cabe aos médicos fazer o diagnóstico correto das doenças para indicar a melhor medicação e a dosagem correta da mesma, evitando reações adversas, dependência e até mesmo a morte dos pacientes.

Já o Dia Mundial de Higienização das Mãos busca promover, entre os profissionais de saúde, a conscientização sobre a importância de se lavar as mãos, hábito que previne e reduz infecções, promovendo a segurança do paciente.

Assim, aqueles que estão diariamente responsáveis pelo trato com pacientes devem estar atentos a esses cuidados fundamentais, visando ao bem-estar de todos.