Mutirão para doação de sangue nas faculdades

20/08/2015

O maior movimento universitário de doação de sangue do Rio está de volta. Nesta quarta-feira (19), o Hemorio inicia a 9ª edição da campanha “Universitário Sangue Bom”, que levará coletas itinerantes de sangue para oito faculdades no Rio de Janeiro.

Universitario_Sangue_Bom_2015Criada por universitários e com um público-alvo totalmente direcionado aos estudantes, a campanha, idealizada pela Agência Campi em parceria com o Hemorio, já coletou mais de 6000 bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os jovens numa corrente em prol da cidadania. O diferencial do projeto é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem jovem e descontraída.

O Universitário Sangue Bom vem para inserir esses jovens no mundo da responsabilidade social, contribuindo para desmistificar uma prática tão saudável e acessível, que é a doação de sangue - afirma Caio Barreto, Diretor de Execução da agência idealizadora do projeto.

Com o slogan “Espalhe o amor”, a divulgação do Universitário Sangue Bom terá forte presença dentro das universidades e também nas redes sociais. Para Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.

- Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha - explica o diretor do Hemorio.

A campanha, que ainda conta com o apoio de vários artistas, nesta edição terá os atores Gabriel Leone e Leticia Colin como padrinhos.

Confira a programação:

19/8 – FACHA – Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo

20/8 – UNIGRANRIO BARRA – Avenida Ayrton Senna, 3383

21/8 – UVA – R. Ibituruna, 108 – Maracanã

24/8 – FGV – Praia de Botafogo, 190 – 4º andar – Botafogo

25/8 – CELSO LISBOA – Avenida 24 de Maio, 797 – Engenho Novo

26/8 – UNIGRANRIO CAXIAS – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias

27/8 – UNIGRANRIO CAXIAS – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias

28/8 – SOUZA MARQUES – Av. Ernâni Cardoso, 335 – Cascadura

31/8 – IBMEC – Avenida Presidente Wilson, 118 – Centro

Doação de sangue - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.

Por Ascom Hemorio