No mês dedicado à intensificação das ações de apoio ao aleitamento materno, a Fundação Saúde assume a gestão do Hospital da Mãe

17/08/2021

O Hospital Estadual da Mãe (HMãe), localizado em Mesquita, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, agora faz parte do quadro de unidades sob administração plena da Fundação Saúde. A mudança ocorre no mês conhecido como Agosto Dourado, que simboliza a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Durante todo o mês, o HMãe realiza ações para reforçar as vantagens e benefícios da amamentação, com dinâmicas e esclarecimentos sobre o manejo do aleitamento materno e a manutenção da lactação. Durante a ação, também serão identificadas mães com produção excedente de leite sendo sensibilizadas para doação no posto de coleta de leite humano da unidade.

O leite humano doado é destinado para bebês que nascem prematuros, com baixo peso ou com alguma patologia. Ele passa por um processo de controle de qualidade, pasteurização e é distribuído a esses bebês, salvando muitas vidas! Crianças que recebem leite materno ficam menos tempo internadas e apresentam menor risco de desenvolver infecções intestinais.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.

O posto de coleta de leite humano do Hospital da Mãe conta com equipes multidisciplinares especializadas em amamentação, que instrui as novas mães sobre como amamentar e auxiliar em eventuais dificuldades.

No mesmo local você também pode doar vidros com tampa plástica (tipo maionese ou café solúvel) nos quais o leite é armazenado.

Saiba onde doar:

Av. Jorge Júlio da Costa dos Santos, 400 – Rocha Sobrinho, Mesquita/ (21) 2797-6700

8dcc103f-8521-4dd2-bf0f-985c84e832af