NOTA À POPULAÇÃO – exercício simulado de ebola

29/08/2014

Embora seja considerada baixa a possibilidade de um viajante infectado por Ebola chegar ao Brasil, o RJ recebe o primeiro teste de procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde

Por Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (29) será realizada uma ação para simular as medidas adotadas pelo Governo Brasileiro em resposta a um possível caso suspeito de Ebola no país. O exercício de simulação terá início no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e será concluído no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ação será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e conta com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Fiocruz; Corpo de Bombeiros; Tam Linhas Aéreas e Concessionária RIO Galeão.

A ação tem como objetivo preparar a rede de vigilância em saúde para uma resposta rápida e eficiente frente aos desafios impostos pela doença. Embora seja considerada baixa a possibilidade de um viajante infectado por Ebola chegar ao Brasil, serão colocados em teste os procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde. A simulação contempla a comunicação do caso suspeito feito pela aeronave à equipe da Anvisa no aeroporto internacional, o transporte do paciente pelo SAMU, até o atendimento clínico no hospital de referência.

Como será realizado em um espaço de segurança restrita e, para garantir a sua qualidade, o exercício de simulação não será aberto ao público e aos veículos de comunicação. O Ministério da Saúde reafirma que não há caso suspeito ou confirmado de Ebola no país.

=> Para mais informações sobre o simulado, por favor procurar a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, responsável pela coordenação do exercício. Os contatos são: (61) 3315-3580 // (61) 3315-2577 // (61) 9134-6578

A doença e sintomas – O Ebola é causado por um vírus e está relacionado à ocorrência de surtos de Febre hemorrágica no continente africano desde 1976. Atualmente, seus casos foram identificados em Serra Leoa, Libéria, Guiné, Congo e Nigéria.O período de incubação da doença pode variar de 1 a 21 dias e sua transmissão ocorre somente após o início dos sintomas, por meio do contato direto com sangue e/ou secreções da pessoa infectada (incluindo cadáveres), assim como por contato com superfícies ou objetos contaminados.São considerados suspeitos pessoas que estiveram em algum dos países citados acima nos últimos 21 dias e que apresente febre de início súbito, acompanhada de sinais de hemorragia.

Notificação – O Ministério da Saúde disponibilizou canais de contato para notificação imediata por parte dos profissionais de saúde de casos suspeitos: 0800.644.6645 / notifica@saude.gov.br