Nota dez para os doadores de sangue

11/03/2014

Campanha do Hemorio conseguiu abastecer os hospitais do Estado no Carnaval.

A décima primeira edição da campanha de carnaval do Hemorio, “Vista a Fantasia da Solidariedade” terminou neste fim de semana. E os resultados foram positivos. Desde que a campanha começou, no dia 13 de fevereiro, mais de 6 mil voluntários se candidataram para doar sangue. Deste total, foram coletadas 4.977 bolsas de sangue, número suficiente para salvar cerca de 15 mil vidas. Na semana de carnaval, o Hemorio funcionou normalmente. Entre os dias 1 e 5 de março, 969 doadores compareceram ao Hemorio e 746 bolsas foram coletadas, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

O ator Fábio Porchat foi um dos primeiros que aceitaram participar da ação. “É muito gratificante poder ser um porta-voz de uma campanha tão importante como essa. Fico orgulhoso e faço questão de poder participar todos os anos, pois sempre é tempo de salvar vidas” – declarou Fábio.

Várias ações foram realizadas durante os 25 dias de campanha. A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizou uma coleta móvel na quadra da vermelho e branco, na Tijuca e a Beija-Flor de Nilópolis trouxe vários integrantes ao Hemorio através de caravana. Blocos carnavalescos, universidades e empresas também apoiaram a 11ª edição do Vista a Fantasia da Solidariedade.

De acordo com a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, todo esse apoio externo foi essencial para o sucesso. “Desde que a ação foi criada, há onze anos, temos conseguimos manter os estoques para este período, que é bastante preocupante. Para esta edição, tivemos um time de artistas que deram um brilho ainda maior à festa, reforçando o pedido pela doação de sangue voluntária – avaliou a diretora.

A campanha teve o apoio de várias personalidades que se uniram para manter os estoques abastecidos no período da folia. Selminha Sorriso, Marcella Alves e Squel, porta-bandeiras das escolas de samba Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro, deixaram a rivalidade das agremiações de lado e apoiaram juntas a campanha, que também contou com os atores Miguel Rômulo, Fábio Porchat, Carol Castro, Fernanda Paes Leme, Maria Casadevall, Roberta Almeida, Carla Diaz, a socialite Narcisa Tamborindeguy e a irreverente Elke Maravilha. A campanha, que teve o objetivo de manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias, também contou com a participação de cantores populares como Leoni, Buchecha e as funkeiras Valesca e Anitta.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

Fonte: Ascom/Hemorio