Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Novembro Azul na sede da Fundação Saúde

30/11/2016

A Fundação Saúde aderiu às comemorações da campanha Novembro Azul, lançada em 2008 visando conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, e realizou na última terça-feira, 29/11, uma palestra no auditório da sede, na Gávea, sobre a saúde do homem.

Ministrada pela enfermeira Mariana Frota, a apresentação abordou, além de informações sobre a doença, os principais cuidados que os homens devem ter com sua saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os homens têm mais propensão a apresentar doenças do coração, cânceres, diabetes, colesterol alto, hipertensão, tendência a obesidade e são os que mais usam álcool e outras drogas. Pessoas do sexo masculino também vivem, em geral, sete anos a menos que as mulheres. O câncer de próstata figura como o segundo mais comum entre eles.

- Pesquisas mostram que os homens têm medo de descobrir doenças, frequentam menos os consultórios médicos e têm menor adesão aos tratamentos de saúde do que as mulheres – alertou Mariana.

A palestrante abordou ainda a diferença entre câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata, os principais sintomas, exames para detectar o câncer, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Domingos Savios, 62 anos, assessor da Diretoria Executiva, participou do evento e, apesar de desde os 40 anos ir ao urologista anualmente, ganhou mais conhecimento com o conteúdo da palestra.

- Achei as orientações muito instrutivas e importantes, principalmente para os mais jovens aprenderem a importância de cuidar da saúde, ficarem atentos aos sintomas e fazerem os exames necessários para prevenir doenças como o câncer de próstata – disse ele.

Ao final do evento, foi sorteado entre os participantes um voucher de um corte de cabelo e barba na D.O.N Barber Beer, parceira da instituição. O vencedor foi Sávio Sader, funcionário da Diretoria Administrativa e Financeira.

Quem assistiu à palestra pôde usufruir nesta quinta-feira, 01/12, de uma sessão de auriculoterapia. Um dos agraciados foi o assessor da Diretoria Jurídica, Thiago Nunes.

- Foi a primeira vez que fiz esse tratamento e gostei muito. Foi interessante, a profissional explicou tudo durante a sessão. Ela coloca sementes em pontos da orelha e, onde dói, é porque há alguma coisa a ser tratada. No meu caso, doeu na parte que é relativa ao fígado, mas ela também priorizou pontos ligados à ansiedade e buscando o relaxamento muscular – contou.

A palestra sobre a saúde do homem também foi ministrada no dia 29/11 no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione e em 22/11 no Laboratório Central Noel Nutels.

Saiba mais sobre o câncer de próstata.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula localizada na região pélvica do homem, abaixo da bexiga, que apresenta um formato semelhante ao de uma noz. A principal função da próstata é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides, que são originados nos testículos.

O câncer de próstata é muito comum entre os homens?
O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente entre os homens e representa cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. Estima-se que um em cada seis homens vá desenvolver o câncer de próstata durante a vida. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2016 surjam 61.200 novos casos. Apesar da alta incidência, observa-se uma queda na taxa de mortalidade, e essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce que é feito pelo toque retal e pelo exame de sangue conhecido como PSA, além do aperfeiçoamento das formas de tratamento.

O câncer de próstata é mais comum em qual faixa etária?
O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, o risco aumenta após os 50 anos.

Quais são os principais sintomas?
O câncer da próstata na fase inicial é frequentemente assintomático porque apresenta, na maioria das vezes, um crescimento lento. Entretanto, na fase mais avançada leva a dor óssea, cansaço, perda do apetite, emagrecimento, fraqueza e também pode ocasionar dificuldade para urinar, urinar com sangue, aumento na frequência urinária e até a retenção de urina.

Consulta com especialista
Homens a partir dos 50 anos – ou a partir dos 45 anos, se houver histórico de câncer de próstata na família – devem fazer os exames de toque retal e PSA periodicamente. Para isso, é fundamental procurar um urologista.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h