NOVO SISTEMA DE MENSAGENS POR CELULAR APROXIMA HEMORIO DOS PACIENTES

26/04/2018

Os pacientes atendidos no ambulatório do Hemorio passaram a contar com mais um aliado para garantir a continuidade do tratamento: a tecnologia. Agora, quem tem consultas e exames pré-agendados na unidade, recebe uma mensagem de SMS avisando com antecedência a data e o horário da marcação. O projeto foi inspirado em experiências bem-sucedidas já aplicadas em hospitais americanos.

O Hemorio é referência no tratamento de problemas sanguíneos e muitas pessoas precisam de acompanhamento médico ambulatorial durante toda a vida. As mensagens de celular são uma maneira de melhorar a assistência oferecida. Idealizada pela hematologista do Hemorio, Ana Maria Mach Queiroz, a ação precisou passar por testes durante alguns meses antes de ser colocada em prática. Já em funcionamento, o envio de SMS pode ajudar a reduzir o número de ausências. Os pacientes que têm consulta de rotina a cada três ou quatro meses, muitas vezes deixam de comparecer porque perderam o papel do agendamento ou esqueceram do compromisso. O envio das mensagens de celular vai diminuir o número de faltas e contribuir para a adesão ao tratamento.

O novo programa foi incorporado ao Sistema de Hematologia, que é inteiramente informatizado e já está em uso no Hemorio, e envia as mensagens de acordo com os agendamentos de consultas e exames. Os pacientes portadores de anemia falciforme, talassemia e os hemofílicos recebem os avisos no número de celular cadastrado no SASH. A novidade está sendo bem recebida pelos novos e antigos pacientes do Hemorio.