Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Outubro Rosa: HEMORIO recebe palestras sobre o cancêr de mama

01/11/2017

Na manhã do dia 31 de outubro, como parte da programação do Outubro Rosa, o Hemorio recebeu duas palestras, promovidas pela Fundação Saúde, em seu auditório. Curada há mais de 10 anos de um câncer de mama, a educadora Joseane Siqueira abriu o evento dividindo as suas experiências. Ela falou sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce, da adesão ao tratamento e, ainda, da coragem que se deve ter ao enfrentar a doença.

— Eu não sabia se aquilo demoraria a passar, mas eu sabia que precisaria passar por aquele momento, eu não podia me privar disso. O medo não poderia deixar eu me privar disso, eu não poderia deixar o medo me privar – contou Joseane, que, após o tratamento, deixou o emprego e abriu uma creche, para ajudar mães que não têm com quem deixar os filhos para trabalhar.

Em seguida, o médico mastologista Alexandre Villela, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, apresentou dados sobre a doença e reafirmou a importância do Outubro Rosa como movimento educativo para prevenção e combate à doença.

Assistente administrativo do Setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Maria Margarida Freire assistiu às duas palestras:

— Esses eventos são sempre muito bem-vindos e muito proveitosos aqui no Hemorio. Ainda existem muito preconceito e muito medo em relação ao câncer de mama. É aquela máxima ‘Se procurar, acha’. Então, é muito importante saber como se cuidar, como se prevenir, a importância de procurar o diagnóstico o mais rápido possível e informações sobre cura — afirmou.

©2016 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
Av. Padre Leonel Franca, 248, 1º andar, Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-000, Telefone: (21) 2334-5010
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h / Recursos Humanos - 8h às 15h