Ouvidoria do IECAC apresenta evolução do setor em oficina realizada pela SES

17/07/2015

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro apresentou nesta quarta-feira, dia 15/07, o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da unidade desde 2013, quando a gestão foi assumida pela Fundação Saúde.  Atualmente, o serviço tem uma equipe de seis profissionais e funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. A experiência, que foi selecionada como destaque, foi um dos três cases apresentados durante a Oficina de Qualificação de Ouvidorias do SUS no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o ouvidor do IECAC, Dionísio Cristóvão Ferreira, a prestação do serviço foi aprimorada na unidade, uma vez que a estrutura criada favoreceu o desenvolvimento do trabalho feito pela equipe.  Hoje, a unidade oferece cinco canais de atendimento: presencial, telefone, e-mail, urna e busca ativa.

O resultado do setor reflete nos números obtidos. Em 2013, a unidade registrou 334 manifestações; em 2014, foram 923. De acordo com a Ouvidora Geral da Fundação Saúde, Ana Pessanha, até junho de 2015, mais de 600 manifestações já foram protocoladas.

“Este crescimento participativo se deve, basicamente, a alguns fatores: crescimento do quadro de pessoal via concurso público, aumento dos canais de comunicação com a instalação de urnas e da busca ativa semanal. Destaco, também, o resultado do nosso trabalho no processo de melhoria da unidade com ações promovidas, visto que a Ouvidoria também é uma importante ferramenta de gestão”, ressaltou Ana Pessanha.