Pacientes do CPRJ dão as boas-vindas ao Carnaval

06/03/2017

Em um animado baile no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, pacientes, funcionários e colaboradores mostraram que tem muito samba no pé e energia no corpo para curtir a folia. No dia 22/02, a unidade promoveu uma tarde agradável para saudar o Carnaval, com direito a muita música, figurino e decoração especial.

- Acho isso tudo muito alegre. Eu gosto de Carnaval e essa festa representa a cultura do samba pra mim. É muito bom participar – destaca o paciente Marcelo Luiz Dias de Oliveira, atendido há 20 anos na unidade.

Os usuários do CPRJ, entre marchinhas e sambas-enredo escolhidos na própria discoteca da unidade, se apresentaram com figurino completo: desde o corte e costura das doações de retalhos às máscaras criadas em oficinas especiais de Carnaval, realizadas ao longo dos últimos meses. Com o intuito de estimular a interação e a criatividade dos pacientes, diversas oficinas são realizadas com o acompanhamento profissional e resultam nas mais variadas produções, entre elas, as máscaras carnavalescas que também decoraram o ambiente nesta época.

O baile de Carnaval do CPRJ é realizado desde 2006 e conta com o empenho de diversos profissionais.

- Desde o início do ano viemos nos preparando para festejar a data, confeccionando materiais dentro do tema nas oficinas terapêuticas, ensaiando coreografias paras as marchinhas de carnaval, entre outras atividades que realizamos todo ano. Quando os pacientes veem o resultado, se sentem parte do processo, da festa, e isso estimula a sociabilização. O carnaval é um dos momentos mais propícios para a integração deles. Hoje, o dia do baile, eles querem é sambar e se divertir – comenta a coordenadora de Atividades Psicossociais do CPRJ, Eni Nascimento.

Assim como os grandes eventos de Carnaval são resultados de trabalhos realizados ao longo de todo o ano, os encontros comemorativos do CPRJ são um somatório de todo um processo de acompanhamento psicológico e terapêutico investido ao longo dos anos, dia a dia, na vida de cada participante do centro psiquiátrico. A direção da unidade destaca a importância dessas atividades como forma de estímulo positivo ao ser humano.

- O grande desafio nas atividades da área de saúde mental é conseguir tornar o paciente o protagonista do seu próprio tratamento. Aqui, no CPRJ, eles protagonizam em todos os momentos do processo, desde a confecção das roupas à decoração do ambiente, ou seja, se tornam mais participativos e muito mais animados com essa organização compartilhada – explica o diretor da unidade, Dr. Francisco de Paula Sayão Lobato Filho.

O centro psiquiátrico – A unidade tem como objetivo coordenar a assistência necessária ao processo de ressocialização de pacientes com transtornos mentais e é composto de emergência 24 horas, enfermaria, ambulatório e Hospital-Dia (voltado para usuários que não ficam internados na unidade), totalizando cerca de 3.600 atendimentos por mês.