Pacientes pediátricos do IECAC em clima de Natal

18/12/2013

As crianças acompanhadas pela equipe da pediatria do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro não se queixaram do encontro realizado com os profissionais de saúde da unidade nesta terça-feira, dia 17. Muito pelo contrário. Em parceria com a ONG Saúde Criança e com o apoio do Centro de Estudos, foi organizada uma festa de Natal para os pequenos portadores de cardiopatias.

Crianças assistem ao teatro de fantoches

Teatro de fantoche, brinquedos, doces, bolos e a imperdível presença do papai noel foram mais do que suficientes para refletir risos, felicidade e alegria. “Por alguns momentos, o coração dessas crianças foi impulsionado pela emoção de uma festa feita com muito carinho, dedicação e amor”, disse a chefe da Pediatria da unidade, Eulália Pfeiffer.
A cardiopediatria aumentou o número de leitos, passando de dois para dez (10) na terapia intensiva pediátrica. Dispõe ainda de 11 leitos clínicos, dois leitos pré-operatórios, salas de descanso para as mães e brinquedoteca. O atendimento ambulatorial é diário e, anualmente, são realizadas 4 mil consultas em pacientes infanto-juvenil.
A unidade mantém parceria com a ONG Saúde Criança. A entidade filantrópica auxilia as famílias das crianças cardiopatas do IECAC, oferecendo apoio social e financeiro, como a inserção dos responsáveis pelo menor no mercado de trabalho, auxílio moradia, cesta básica e acompanhamento das consultas médicas.

Sobre o IECAC

Fundado em 1941, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) é referência do Estado no tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares em adultos e crianças. Desde agosto de 2012, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, a unidade hospitalar foi incorporada pela Fundação Saúde, que responsável pela gestão.
A Fundação Saúde é uma entidade pública, de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que visa à gestão da saúde pública no Estado do Rio de Janeiro. Por ser órgão integrante da administração pública indireta, está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde e atua em consonância com as diretrizes constitucionais e legais previstas para o Sistema Único de Saúde.