Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Palestra sobre o Novembro Azul lota auditório do HECC

30/11/2017

A Fundação Saúde realizou nesta terça-feira, dia 28 de novembro, uma palestra educativa em comemoração ao Novembro Azul no Hospital Estadual Carlos Chagas. A atividade foi ministrada pelo médico Moacyr Simas Moreira e abordou assuntos como: os principais fatores de risco e a importância de fazer exames regularmente.

- Hoje buscamos mostrar a importância do homem de se consultar com um médico urologista regularmente. Temos que desmistificar o preconceito em relação ao exame do toque retal, ele representa 20% do diagnóstico do câncer de próstata, número bem considerável. A prevenção é o melhor caminho – explica o médico.

A Gerente de enfermagem da unidade, Isabel Coelho, falou da participação dos profissionais na palestra, principalmente das mulheres: “A presença das mulheres nesse tipo de ação é importante, elas são as verdadeiras incentivadoras para que os parceiros, pais, irmãos procurem o médico. São multiplicadoras de informação”.

O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens, com relação ao exame de toque.

©2016 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
Av. Padre Leonel Franca, 248, 1º andar, Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-000, Telefone: (21) 2334-5010
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h / Recursos Humanos - 8h às 15h