Primeira edição do Fundação Saudável é realizada na sede da FS

15/08/2016

Os colaboradores da Fundação Saúde (FS) que trabalham na sede tiveram na última sexta-feira (12/08) um dia dedicado ao cuidado da saúde. Quem esteve presente na primeira edição do Fundação Saudável, evento criado para promover ações que visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários da instituição, pôde participar de avaliações para rastreamento de fatores de risco cardiovascular e de palestras com nutricionista e educadores físicos do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

Durante a manhã, todos os participantes preencheram um questionário com informações sobre hábitos pessoais e alimentares, histórico sobre doenças pregressas e outros dados importantes para a avaliação. Além disso, foi aferida pressão arterial, verificação de perímetro de pescoço, abdômen e quadril e medição de altura e peso. Na parte da tarde, os funcionários assistiram a palestras sobre nutrição e atividades físicas.

- A doença cardiovascular ainda é uma das principais causas de morte no mundo e, por isso, é tão necessário fazer esse rastreamento. Essas ações acabam servindo como fonte de informação para intervirmos precocemente nos indivíduos antes que a doença se instale. Todos que participaram do evento serão convidados para realizar exames de sangue complementares no IECAC. Para aqueles que apresentarem alteração em perfil lipídico, perímetro de cintura, excesso de peso corporal ou elevação na pressão arterial, a idéia é que recebam atendimento individualizado por profissionais de saúde, especialmente nutricionista e médico – disse a nutricionista do IECAC, Simone Raimondi.

Entre os cerca de 90 colaboradores examinados durante a manhã está Emanuela Santos, coordenadora de serviços da Diretoria Administrativo-Financeira. Para ela, foi uma boa oportunidade de atentar para a melhoria de seus cuidados com a saúde.

- Achei a iniciativa muito importante, já que na correria do dia a dia acabamos comendo de forma inadequada e deixando de lado a rotina de exercícios. A palestra também foi ótima, com uma linguagem de fácil entendimento e excelentes profissionais. Foi possível fazer perguntas e ter acesso a informações importantes – contou.

Atuando como apoio administrativo da Diretoria de Recursos Humanos, Janaina Oliveira aproveitou a palestra para tirar dúvidas pessoais e elogiou o conteúdo apresentado.

- Gostei muito de tudo que ouvi. O que mais me surpreendeu foi saber que 15 minutos de atividades físicas diários podem fazer toda a diferença, diminuindo os riscos de doença cardiovascular. Acho que seria muito bom termos outras ações desse tipo aqui na Fundação Saúde.