Programa Estadual de Transplantes lança aplicativo e programação especial para marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos

21/09/2015

Estado bate novos recordes de doação e intensifica ações de sensibilização da sociedade

Em setembro, mês que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09), a Secretaria de Estado de Saúde comemora o atual cenário do Rio de Janeiro na área. O estado tem índice de doações maior que a média nacional e de países como, por exemplo, a Suécia. Para marcar a data, o Programa Estadual de Transplantes promove uma série de ações uma semana antes, chamando a atenção da população para a importância da doação. Entre as atividades programadas, está o lançamento do aplicativo da campanha Doe + Vida, que permitirá que usuários se cadastrem como doadores, além de disponibilizar informações sobre o tema.Foto: Divulgação

O aplicativo, disponível para download dos usuários do Android, será lançado no dia 27. Assim como no site da campanha (www.doemaisvida.com.br), quem fizer o cadastro como doador pelo aplicativo ainda pode compartilhar sua decisão com amigos e familiares nas redes sociais. Iniciando a semana de comemorações, nesta segunda-feira (21), uma equipe do PET promoveu ação de conscientização no Maracanã Tour, esclarecendo dúvidas e distribuindo material informativo para os visitantes que fizerem o tour pelo estádio.

Em sua primeira vinda com a família ao Rio de Janeiro, Andreia Ribeiro aproveitou a visita ao ponto turístico para se informar sobre a doação de órgãos. Para a turista de Campinas, a oportunidade de entender mais sobre o tema num momento de lazer foi muito válida: “Eu percebo que falta informação com relação ao assunto, até porque as pessoas evitam falar sobre morte quando estão com saúde. Mas só uma ampla discussão pode desmistificar o tema e gerar um aumento de doações”, opina Andreia.

Ainda no Maracanã, antes das partidas pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, nos dias 26 e 27 de setembro, uma faixa será estendida no campo e os telões do estádio vão trazer mensagens chamando atenção para o tema. Antes, no dia 25, o cardeal Dom Orani Tempesta vai celebrar uma missa no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, onde fica o Centro Estadual de Transplantes, em homenagem aos doadores e aos pacientes transplantados. A solenidade será aberta ao público. E para lembrar a importância da causa, a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro vai se iluminar de verde, cor que simboliza mundialmente a doação de órgãos, durante a semana toda.

De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado do Rio de Janeiro tem o índice de 18 doadores por milhão de habitantes. Com isso, o estado ficou à frente da média nacional (13,4) e de países como Suécia (16), Alemanha (11), Coreia do Sul (8,4) e Grécia (5,6). Este ano, de janeiro à primeira quinzena de setembro, foram registradas 218 doações de órgãos em todo estado. O número é 163% maior que em 2010, quando iniciaram as atividades do Programa Estadual de Transplantes, e foram registradas apenas 80 doações ao longo do ano. Com a doação dos órgãos, um único indivíduo pode salvar a vida de até oito pessoas e melhorar a condição de saúde de outras 50, com a doação de tecidos (como osso, válvula cardíaca, pele, etc).Foto: Divulgação

Sobre o Programa – O Programa Estadual de Transplantes (PET) é responsável por coordenar as atividades relacionadas ao transplante de órgãos no estado do Rio de Janeiro. Desde que foi criado em 2010, já salvou mais de 5,4 mil vidas com cirurgias de transplantes. Este ano, o Programa lançou a campanha Doe+Vida para que as pessoas possam se auto declarar doadoras. Ao fazer o cadastro no sitewww.doemaisvida.com.br, o internauta ainda compartilha sua decisão com amigos e familiares nas redes sociais. Como legislação brasileira determina que só a família pode autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica, a manifestação em vida é a melhor forma de fazer com que esse interesse seja conhecido e respeitado.

Maracanã Tour – O Maracanã Tour é um passeio diário, em que o visitante tem a oportunidade de conhecer os bastidores do templo do futebol. A visita começa no saguão, onde ficam as peças do acervo como a estátua do Zico, artilheiro do Maracanã com 333 gols, os pés do ídolo vascaíno Roberto Dinamite, e a bola, trave e rede do gol mil de Pelé, além dos pés do rei do futebol, e do uniforme usado pelo craque Garrincha na Copa do Mundo de 1962, que fica ao lado do busto e dos pés do Anjo das Pernas Tortas. Depois, os visitantes conhecem a Tribuna de Imprensa, a Tribuna de Honra e o Maracanã Mais ¬– lounge com serviços exclusivos para torcedores em dias de jogos. O vestiário e a visita ao gramado são os pontos altos do passeio. O Maracanã Tour também conta com estações interativas como o pênalti virtual, o Maracasom, que reproduz sons da construção do estádio e das torcidas, e um modelo do estádio impresso em 3D.

Fonte: Ascom/SES