Raul Faria Jr., 92 anos, recebe título de Diretor Emérito do IEDE

19/09/2014

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e a Fundação Saúde prestaram na última quinta-feira, dia 11/09, uma homenagem histórica ao médico Raul Faria Junior ao lhe conferir o título inédito de Diretor Emérito da unidade. Aos 92 anos de idade, comemorados naquela data, Raul Faria Jr. continua prestando relevantes serviços ao IEDE, pois é o braço direito da atual direção há mais de 20 anos. Por isso, a homenagem foi mais do que justa.foto 4

Raul Faria Jr. nasceu antes de o IEDE ser criado. Ele foi professor da 3ª Cadeira de Clínica Médica da, então, Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atualmente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ali se vinculou ao Centro de Diabetes do Hospital Moncorvo Filho, embrião do Instituto, criado por Francisco Arduíno. Desde 1967, Raul Faria Jr. comparece de forma religiosa á unidade, diariamente, para trabalhar.

“É um privilégio ter um diretor emérito. Significa poder contar sempre, e oficialmente, com a presença catalisadora de Raul Faria Junior no IEDE. Um emérito é alguém que ultrapassou os limites do cargo. Alguém que, pela sua história e pela história que fez, é reconhecido como especial e digno de um título permanente”, afirmou Meirelles.

Há pouco mais de um ano, a gestão do instituto passou a ser conduzida pela Fundação Saúde. O diretor técnico-assistencial, Luiz Amorim, relembra que, no início do processo de transição, após reuniões periódicas na unidade, descobriu que Raul Faria Jr. é uma unanimidade em qualquer lugar do hospital.
“Ele é o traço de união de todas as correntes. É com muita satisfação que estamos participando desta homenagem, que é mais do que justa, por tudo que ele fez, faz e ainda fará pelo IEDE”, ressaltou Amorim.

Reunidos no auditório do hospital, profissionais de saúde e familiares assistiram a um vídeo com depoimentos sobre a trajetória profissional de Raul Faria Júnior. Muitos se emocionaram, principalmente o homenageado.

Na ocasião, foi feito o descerramento da placa da Enfermaria Clínica, que passará a ter o nome de Dr. Raul Fialho de Faria Junior. Ele recebeu ainda um crachá personalizado, o diploma de “Diretor Emérito” e uma carinhosa lembrança, um novo jaleco azul, vestimenta que representa sua marca registrada na unidade.

foto 9Com uma simplicidade peculiar, brincou ao dizer que, quando recebeu o convite para o evento, sabia que teria que falar alguma coisa. “Pensei, vou contar alguma coisa da minha vida no IEDE. Aí, o Ricardo (Meirelles), no seu discurso, falou sobre isso. Depois, todo mundo contou sobre a minha história no IEDE (vídeo). Então, eu não tenho mais o que contar. Só digo uma coisa, isso tudo é fruto de uma amizade e não acho que sou tão bom assim, mas já que eles acham isso, não vou discutir com eles”, disse, Raul Faria Jr.
O novo diretor emérito afirmou que imaginou o que poderia acontecer durante a cerimônia, mas confessa ter ficado surpreendido com a entrega do jaleco azul. Então, ele contou o porquê desta vestimenta.

Antes do IEDE, relembra, ele trabalhou no serviço médico da Light e a empresa dava o jaleco azul porque o branco remetia ao ambiente hospitalar. “Como ganhei muitos jalecos naquele período, passei a usá-los aqui, pois tinha muitos em casa”, recordou, provocando risos na plateia.

Após a cerimônia, foi servido um almoço especial e cantado parabéns no refeitório da unidade pelos 92 anos de vida completados naquele dia.

foto 11 foto 1
foto 6 foto 7 foto 8 foto 10