Ricardo Meirelles é homenageado pelos 25 anos à frente da direção geral do IEDE

12/03/2015

Cerimônia foi marcada pela emoção. Mulher e filha do diretor fizeram discursos surpresa.

O endocrinologista Ricardo Meirelles foi homenageado nesta quinta-feira, dia 12/03, pelos 25 anos à frente da direção geral do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE). A data, porém, foi comemorada em 08/02, dia em que assumiu o cargo, em 1990.

Estavam presentes à cerimônia, a subsecretária de Unidades próprias da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Valeria Moll, o diretor emérito do IEDE, Raul Faria Júnior, o diretor administrativo da Fundação Saúde, Daniel Rosa de Almeida, além de representantes da área médica e amigos que acompanharam o gestor ao longo da vida profissional.

Foto: Ascom/FSO evento, que começou às 9h, no Centro de Estudos da unidade, emocionou o homenageado: “Minhas primeiras palavras são de gratidão. É uma honra contribuir para o crescimento do IEDE. É uma busca que nunca acaba. Nossos próximos passos são implantar a quarta fase do Programa Neonatal, as cirurgias do transgenitalização e bariátrica. Quando completarmos estes objetivos, certamente já estaremos com outros em vista”, garantiu o gestor.

Em um dos muitos momento de descontração, Ricardo Meirelles admitiu que ficou aliviado pela homenagem não ter sido surpresa: “Felizmente deixou de ser segredo há uma semana. Desta forma, tive tempo para me preparar psicologicamente e nem precisei tomar isordil”, brincou o endocrinologista.

Representando a Secretaria de Estado de Saúde, a subsecretária de Unidades próprias da SES, Valeria Moll, entregou a placa em homenagem aos 25 anos, juntamente com o diretor emérito do IEDE, Raul Faria Júnior. ”Pode contar com a Fundação Saúde. Torcemos para que o senhor fique ainda mais tempo na direção porque conhece a história da instituição como poucos. Que Deus lhe dê muita força”, desejou a subsecretária.

O diretor administrativo da Fundação Saúde, Daniel Rosa de Almeida, ratificou a importância do doutor Ricardo Meirelles à frente do IEDE: “Ele é referência na área que atua e um dos pioneiros em procedimentos que já salvaram diversas vidas, como o programa Primeiros Passos de Triagem Neonatal, cuja relevância para a sociedade é de valor inestimável. É uma honra para a Fundação Saúde ter o doutor Ricardo como parceiro e colaborador. Que venham outros 25 anos”, declarou o diretor administrativo.

Família
A filha, Tatiana, e a mulher, Valéria, fizeram discursos surpresa, marcados pela emoção e admiração ao pai e marido. A fala das duas evidenciou o amor e a dedicação de Ricardo Meirelles ao IEDE. As netas também deixaram uma mensagem, gravada em vídeo. As pequenas garantiram que pretendem ser médicas quando crescerem.

Carreira
Ricardo Meirelles chegou ao IEDE em 1968, quando ainda cursava o 3º ano da Faculdade de Medicina da UFRJ, no ano seguinte à criação do instituto. O médico fez o curso de especialização em 1972 e foi contratado pelo Estado em 1974.

Nestes 41 anos, criou os ambulatórios de Endocrinologia Feminina e de Disforia de Gênero (destinado ao atendimento de transexuais), implantou o Programa Primeiros Passos de Triagem Neonatal, e auxiliou na abertura da Unidade do Pé Diabético.

Atualmente, o médico também é presidente da Comissão de Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Entre 2009 e 2010, Ricardo Meirelles presidiu a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

IEDE
O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) é um centro de excelência no tratamento, ensino e pesquisa de doenças endócrinas e metabólicas como o diabetes, o hipotireoidismo congênito e a Fenilcetonúria.

Fonte: Ascom/FS

Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS