Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Rossi Murilo é o novo diretor do IECAC

12/03/2014

Ex-diretor da unidade assume coordenação do projeto de atendimento ao infarto agudo do miocárdio.

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro realizou nesta terça-feira, dia 11, solenidade de transmissão de cargo da direção da unidade. O especialista em cirurgia vascular Rossi Murilo da Silva assume o lugar de Antônio Ribeiro Neto que, durante sete anos, promoveu mudanças significativas na unidade, como a criação de 46 leitos de terapia intensiva e a modernização do centro cirúrgico e do setor de reabilitação cardíaca. A nova direção terá como missão não só manter o nível de excelência já conquistado, mas dar continuidade a projetos que visam à modernização da gestão e a melhoria da assistência especializada.

Antonio Ribeiro Neto assumirá a coordenação do programa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para atendimento aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares graves. Ele terá como meta fortalecer o recém-criado projeto de tratamento do infarto agudo do miocárdio, que visa à diminuição da mortalidade no estado. A proposta é ampliar a rede de cuidados do infarto agudo, sobretudo na fase inicial da doença, ponto crucial para o sucesso do tratamento. Antônio Ribeiro trabalhará em conjunto com a Subsecretaria de Atenção à Saúde da SES.

Nova_direcao_iecac_02

Em seu discurso, na cerimônia de transmissão do cargo, Antônio Ribeiro agradeceu o apoio incondicional de toda a equipe que o acompanhou durante o período em que esteve à frente da unidade. “Meu coração fica aqui, eu continuo sendo do IECAC”, disse, emocionado.

A subsecretária de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, destacou a importância do IECAC como referência no Estado do Rio de Janeiro e a relevante contribuição que Antônio Ribeiro Neto dará para criar a rede de atendimento ao cardiopata agudo. O objetivo do projeto será montar um fluxo para atender às unidades menos especializadas, como Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais de urgência e emergência. “Dessa forma, iremos fortalecer a assistência cardiovascular de maior complexidade”, acrescentou Mônica. A superintendente de Unidades Próprias, Valéria Moll, também esteve presente no evento.

A diretora executiva da Fundação Saúde, Clarisse Lobo, deu as boas-vindas ao novo diretor do IECAC, Rossi Murilo, e ressaltou a importância de a unidade manter o nível de excelência conquistado nos últimos anos e a necessidade de ascender permanentemente. “Muitos são os desafios, a começar pela obtenção da certificação como hospital de ensino e a conquista do Prêmio de Qualidade Rio (PQP-Rio), categoria ouro, como modelo de gestão”, afirmou.

Rossi Murilo agradeceu as boas-vindas e ressaltou a importância da gestão participativa para desenvolver projetos e manter a unidade como centro de excelência no atendimento das doenças cardiovasculares. “Para mim, é um honra ocupar este cargo e sou grato à Secretaria de Estado de Saúde e à Fundação Saúde pela indicação. É um desafio e o IECAC tem força própria. Tenho muito a aprender e, por isso, venho para somar forças e contribuir para o crescimento da instituição”, afirmou.

O novo diretor do IECAC já foi chefe do serviço de cirurgia vascular do Hospital Municipal Souza Aguiar e integrante deste setor no Hospital da Lagoa. É mestre em cirurgia vascular pela UFRJ e professor universitário. Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e responsável pela Câmara Técnica de Angiologia e Cirurgia Vascular do CREMERJ.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h