Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Secretaria de Estado de Saúde realiza parceria com Sociedade Brasileira de Diabetes em campanha sobre a doença

05/11/2015

Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione terá fachada iluminada de azul para alertar sobre o tema

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que lidera a campanha, em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia.

Em 14 de novembro, a SBD- Sociedade Brasileira de Diabetes estará realizando diversas atividades pelo país, para marcar a data e chamar a atenção dos brasileiros para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença.

Este ano, o tema central da campanha foca a Qualidade de vida & o diabetes, que tem como objetivo a necessidade crescente de informações à população sobre o diabetes e o aumento de programas de prevenção, para evitar ou retardar a doença. Por isso, como parte da campanha, vários estados vão promover atividades, como medida da glicemia capilar, exames oftalmológicos e do pé diabético para orientar a população nas medidas que devem ser tomadas.

O Rio de Janeiro já está com tudo pronto para uma corrida/caminhada em torno do Maracanã, com concentração às 8:00 horas, em frente ao antigo Museu do Índio (Maracanã), onde também serão montados um Espaço Kids – com atividades para crianças e brincadeiras – e tendas com médicos especialistas na doença, educadores físicos, fisioteraupetas e nutricionistas que farão a medida da glicemia capilar e vão dar esclarecimentos sobre o diabetes, sob a coordenação da SBD-RJ. As atividades vão até às 13:00 horas.

Dia 14, diversos monumentos em todo o mundo também serão iluminados de azul, chamando a atenção para a data. No Brasil, nos últimos anos, vários edifícios e monumentos foram iluminados em todo o país, entre eles cartões postais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã, no Rio, que também participam da Campanha deste ano. Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, “Hoje é preciso proporcionar mais informações às pessoas e aumentar o número de programas de prevenção, que evitem ou retardem o diabetes tipo 2. Assim, nosso desejo é que a cor azul, refletida no monumento ao Cristo Redentor e em tantos outros pontos importantes da Cidade, em atenção à causa, possa ajudar a iluminar nossa sociedade para que haja essa conscientização de que uma vida mais saudável combate a doença.”

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também é um dos parceiros da SBD. No dia 14 deste mês, o prédio do IEDE estará com iluminação azul em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes.

Na área esportiva, times e jogadores do Rio, se engajaram na Campanha: Zico e o goleiro do Botafogo e da Seleção Brasileira, Jefferson, foram fotografados com o símbolo do Dia Mundial, um círculo azul, e dia 14 de novembro, no Estádio Nilton Santos ( Engenhão), no jogo entre Botafogo e Santa Cruz, pelo Campeonato Brasileiro, adolescentes com Diabetes entrarão com o time do Botafogo.

Cento e sessenta países participam da Campanha do Dia Mundial do Diabetes, que foi idealizada em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo, que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a OM.

Este ano, teremos ainda o apoio de estradas pedagiadas como as Rodovias Nova Dutra, Bandeirantes, Anhanguera, Santos Dumont, Marechal Rondon, Fausto Santomauro /Cornélio Pires/ Antonio Romano Schincariol e Castello Branco, onde panfletos de orientação e luminosos estarão alertando a população sobre a prevenção e riscos do diabetes, na semana do dia 14/11.

A SBD vem atuando, como já faz há 11 anos, estimulando seus associados e parceiros a chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e o esforço para combatê-lo, produzindo textos de esclarecimento, folhetos e cartazes, palestras e simpósios para educar e prevenir a população.

Fonte: Ascom Sociedade Brasileiras de Diabetes

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h