Semana da Doação de órgãos: transplantado de coração presta homenagem a profissionais do Programa Estadual de Transplantes

23/09/2020

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27), os profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET) receberam uma homenagem de José Victor, de 23 anos, transplantado de coração. O jovem foi à sede da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ), na Gávea, na manhã desta quarta-feira (23), para agradecer pessoalmente aos colaboradores da Instituição e entregar uma rosa como gesto de agradecimento pela nova vida que está desfrutando.

O evento, que aconteceu na recepção principal e nos setores da Fundação Saúde, contou com alguns profissionais do PET e administrativos da entidade. Ao som de canções como ‘’Trem Bala’’ de Ana Vilela e ‘’Dois Corações’’ da banda Melim, José Victor entregou uma rosa verde, cor que representa a doação de órgãos, e uma carta de agradecimento a cada profissional.

‘’Se hoje estou aqui, é porque uma família disse ‘’sim’’ para mim, mas  também pelo esforço e dedicação de vocês. Agradeço não só em meu nome, mas em nome de cada transplantado que teve a sua segunda chance de viver e pôde voltar a sonhar. Todo o meu amor e minha gratidão a cada um de vocês’’, declarou o jovem aos profissionais.

Foi também inaugurado nesta manhã o ‘’Mural da Vida’’, que traz depoimentos de receptores e famílias doadoras de órgãos do estado do Rio de Janeiro. José Victor pôde ver seu depoimento no mural, que fica na recepção principal da Fundação Saúde.

Em 2019, em decorrência de uma miocardite viral, o jovem foi internado em estado grave e entrou na fila como prioridade para transplante. ‘’Após apenas quatro dias aguardando na fila, tive a sorte de aparecer um coração compatível em tempo de salvar a minha vida. Isso também é mérito dos profissionais do PET e da Fundação Saúde’’.

A diretora executiva da Fundação Saúde, Odete Gialdi, participou da iniciativa e falou da importância de momentos como este para os profissionais. ‘’Que bom que nós temos experiências como a sua para seguir adiante e continuar acreditando que é possível’’.

IMG_2080 IMG_2072 IMG_2117 IMG_2118 IMG_2064 IMG_2076