Semana da Saúde realiza mais de mil atendimentos na Cinelândia no primeiro dia de evento

24/11/2016

Nesta quarta-feira, 388 voluntários compareceram ao stand do Hemorio para doação de sangue, foram realizadas cerca de 360 consultas com urologistas e exames de próstata, além de 300 testes de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial

Mais de mil atendimentos em diversos serviços foram realizados no primeiro dia da Semana da Saúde, na Cinelândia, Centro do Rio. No stand do Hemorio, 388 voluntários compareceram e foram coletadas 289 bolsas de sangue. No espaço dedicado à Saúde do Homem, os profissionais também tiveram muito trabalho: foram realizadas cerca de 360 consultas e testes de PSA – exame para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Além disso, cerca de 300 pessoas passaram pelos testes de glicemia, colesterol e aferiram a pressão. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde conta com a parceria do Hemorio, Bandnews FM e Instituto Masan e seguirá nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/11), sempre das 8h às 17h.

– Estamos muito satisfeitos com o primeiro dia da campanha. Conseguimos um número expressivo de doadores de sangue, e a procura pelos nossos serviços para a Saúde do Homem superaram todas as nossas expectativas, por ser uma ação inédita. Isso mostra que os homens estão buscando prevenir doenças e se cuidar. Ainda temos dois dias de ação, e a população do Rio de Janeiro está convidada para vir à Cinelândia e participar desse grande mutirão pela saúde – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A doação de sangue pode ser feira entre as 9h e as 17h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

Para as consultas com urologistas e realização de testes de PSA, o paciente pode chegar entre 8h e 16h, já que é necessário fazer um cadastro. Os resultados serão entregues a partir de uma semana após a realização dos exames.

- Ouvi o anúncio sobre o evento e não perdi tempo. Fiz esse exame há cerca de quatro anos, mas sei o quanto é importante, por isso, vim de Belford Roxo pra cá – disse o aposentado João Alberto de Moraes, 69 anos.

A ação na Cinelândia também chama a atenção da população para a importância de se prevenir contra dengue, zika e chikungunya. Na Semana da Saúde, os profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde orientam e distribuem informativos sobre as ações de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Parcerias – A Semana da Saúde conta com apoio da Rádio BandNews FM, Instituto Masan, Instituto Vital Brazil, Carta Fabril, Fundação Pró-Hemorio, Policlínica Piquet Carneiro, MedLevensohn, 99 Táxi, Multihugs, Aplicativo Fade It, Cruz Vermelha, Pró-Vita Transplante de Medula Óssea, Givercard, Drogarias Venâncio, Restaurante Dantas 56 e Conexão do Bem.