Servidoras da Fundação Saúde participam do revezamento da Tocha Olímpica

09/08/2016

Escolhidas para participar do revezamento da tocha olímpica, Neusimar Carvalho e Adarlette Neira, ambas funcionárias do Hemorio, têm em comum o amor pelo cuidado ao paciente. As duas fazem parte do time dos “50 servidores que valem ouro”, selecionados para conduzir o mais importante símbolo dos Jogos. Nos dias 02 e 03 de agosto, a dupla carregou a tocha por cerca de 200 metros, cada uma, por ruas dos municípios onde moram, São João de Meriti e São Gonçalo, respectivamente.

Funcionária do Hemorio há 28 anos, Neusimar não somente representou a instituição em que trabalha no revezamento como também está envolvida na campanha de doação de sangue da unidade para a Rio 2016, que conta com a participação de atletas olímpicos brasileiros. Em março desse ano, ela perdeu a filha mais velha, vítima de um acidente, e, por isso, carregar a tocha teve um significado especial.

- A tocha simboliza luz, união e paz; tudo o que precisamos atualmente. Estou honrada e feliz de poder representar o Estado, a unidade onde trabalho, minha categoria profissional e meus colegas do Hemorio que, para mim, é vida, é o emprego que eu não trocaria por nenhum outro. Dedico esse momento à minha filha – disse a enfermeira e coordenadora do setor de Captação e Promoção à Doação de Sangue do instituto.

Responsável por implantar no Hemorio, há 21 anos, um projeto chamado “Qualidade Total”, numa época em que ainda não se ouvia falar em programas de qualidade, especialmente no ambiente hospitalar, Adarlette Neira ajudou a transformar o Instituto Estadual de Hematologia em uma referência nacional. De lá pra cá, a unidade conseguiu ser acreditada pela Associação Americana de Bancos de Sangue, pelo CBA/Joint Comission International, pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos; obteve medalha de ouro no Prêmio Qualidade Rio e foi a única instituição brasileira de saúde a conquistar o Prêmio de Qualidade do Governo Federal, categoria ouro.

- Foi um momento emocionante, inesquecível, único, com uma energia muito positiva, de integração. Durante o percurso, lembrei das pessoas que contribuíram para eu chegar até aqui, das situações difíceis e desafiadoras. Acho que essa experiência foi uma junção de amizade, excelência e respeito. Foi um momento de agradecer por tudo – exaltou ela.