Unidades da Fundação Saúde realizam atividades para marcar Setembro Amarelo

10/09/2021

Para marcar o ‘’Setembro Amarelo’’, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Fundação Saúde realiza uma série de ações com objetivo de promover acolhimento e conscientização aos profissionais e colaboradores das unidades sob sua gestão.

O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) realiza palestras nos setores da unidade durante todo o mês de setembro, além de disponibilizar materiais com mensagens de apoio para os profissionais.

WhatsApp Image 2021-09-10 at 12.08.44 WhatsApp Image 2021-09-10 at 12.08.45 WhatsApp Image 2021-09-10 at 12.09.28 (1)

No Laboratório Central Noel Nutels (LACEN), funcionários são recepcionados com uma ‘’caixa do desabafo’’ onde podem expressar tudo que estão sentindo e também uma caixa de mensagens positivas para o colaborador pegar um bilhete e deixar uma mensagem para tornar o dia de outro profissional mais feliz. Além disso, será realizada uma palestra sobre prevenção do suicídio, ministrada pelo gerente do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, José Henriques Marques.

Sem título Sem título2

Já o Hospital Estadual da Mãe (HMãe) promove a iniciativa “Cuidando de Quem Cuida” que visa a distribuição de símbolos da campanha pela unidade, além de atividades para o bem-estar dos profissionais como massagem relaxante, aromaterapia, Dia de Beleza, pilates e Reiki (forma de medicina alternativa baseada em pseudociência, onde os praticantes usam a imposição de mãos para transferir “energia vital universal” com fins curativos).

WhatsApp Image 2021-09-10 at 14.51.54 WhatsApp Image 2021-09-10 at 14.51.58

O Hospital Estadual Santa Maria (HESM) realiza rodas de conversa com colaboradores e pacientes em conjunto com a equipe de saúde mental da unidade.

O ‘’Setembro Amarelo’’ é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.