O atendimento é destinado a transexuais, que são acompanhados por equipe formada por endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e assistente social. Os pacientes são orientados na realização de terapia hormonal e, quando indicado, encaminhados à cirurgia de mudança de sexo.

O acesso ao IEDE ocorre através da marcação de consultas pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Para realizar o agendamento, os (as) usuários (as) que moram no município do Rio de Janeiro deverão dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (postos de saúde, Clínicas da Família) mais próxima à residência, onde será feita a inclusão no sistema. Quem reside em outro município deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.