Unidades vão oferecer atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2017

Elas são destaque em várias áreas e na saúde não poderia ser diferente. As mulheres dão um toque especial ao atendimento realizado nas unidades da Fundação Saúde e da SES e também representam a maioria – dos 31 mil colaboradores, mais de 22 mil são mulheres. Essas super profissionais terão uma comemoração pelo Dia Internacional da Mulher em boa parte das unidades da rede estadual. As atividades incluem mimos como cursos de maquiagem, artesanato, palestras, distribuição de flores e até massagem relaxante.

No Hemorio haverá uma programação pra lá de especial, realizada na área de convivência da unidade, no terceiro andar. Na quarta-feira (8/3), as colaboradoras, pacientes e acompanhantes poderão curtir música ao vivo, bazar, dicas de maquiagem e lanche especial. Haverá também a distribuição de esmaltes e aula experimental de zumba. Além disso, palestras vão lembrar a importância dos cuidados com a saúde da mulher: “Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero”, com Aricele Ferreira, enfermeira obstetra do Instituto Fernandes Figueira. E as palestras sobre “Alimentação Saudável” e “Estresse da Mulher Moderna”.

No Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, o coral “As Metabólicas”, organizado pelo Centro de Estudos do IEDE, fará uma apresentação na manhã do dia 8 para os pacientes. Na homenagem ao dia da Mulher, o grupo interpretará músicas como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Caxias, a direção preparou um dia diferente. Na quarta-feira (8/3), as colaboradoras farão um tour pela unidade cantando músicas em homenagens às pacientes e funcionárias do hospital. Haverá também a distribuição de brindes artesanais, como kits de manicure.

No Instituto Estadual do Cérebro haverá a palestra “Valorização da Mulher”, no dia 10/3, às 15h, com a advogada e presidente da Comissão OAB Mulher, Marisa Gaudio. Nos dias 8 e 9/3 mais um evento vai cuidar do bem estar das colaboradoras. Quem quiser poderá fazer uma massagem terapêutica, que será oferecida na própria unidade.

No Hospital Azevedo Lima, em Niterói, no dia 8, as funcionárias e acompanhantes vão receber mini bolos no refeitório durante o almoço e o jantar.

Já no Hospital da Criança, em Vila Valqueire, também no dia 8, todas as mães e colaboradoras receberão uma flor artesanal, confeccionada pela própria equipe do hospital.

No Hospital Estadual Getúlio Vargas, nos dias 8 e 9, no auditório, haverá coffee break e sorteio de brindes, além de duas palestras sobre beleza e trabalho: “A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho”, de 8h às 10h, e “Dicas sobre cuidados com a pele e maquiagem”, das 14h às 16h.

No Hospital Estadual da Mulher Heloneida Stuart, em São João de Meriti, também no dia 8, várias atividades vão tornar o data ainda mais marcante. Das 10h às 12h haverá a palestra “Mulheres que se superam” e ao longo do dia elas terão assessoria jurídica gratuita com advogados da OAB, oficina de artesanato com feltro, curso de automaquiagem e das 14h às 16h haverá apresentação do “Heloneida Game Show”, com o grupo Doutores da Alegria. A tarde será fechada com um lanche especial.​