Voluntários homenageados por dedicação aos pacientes

28/08/2015

Com mais de 27 anos de voluntariado no Hemorio, Luiza Gonzaga, de 83 anos, foi uma das homenageadas na cerimônia que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28.08), na Secretaria de Estado de Saúde. Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, foram conferidos certificados aos “Voluntários Amigos da SES/RJ” pelo trabalho solidário que realizam nas unidades da rede. Cerca de 25 voluntários participaram do evento, representando os mais de 400 que desenvolvem diferentes atividades, ofertando seu tempo, carinho e atenção aos pacientes internados.

- Amo levar amor às crianças que são atendidas no Hemorio. Faço isso há 27 anos e só posso dizer que o tempo que passo brincando com elas é motivo de muita alegria. Já atuei na brinquedoteca e hoje faço visita aos leitos, mas estou disponível para o que for preciso. Meu objetivo é ajudar o próximo, e me sinto muito feliz por ser voluntária – contou a voluntária Luiza Gonzaga.

Entre organizações e voluntários autônomos, estavam presentes representantes de terapia com animais, apresentações artísticas e musicais, acolhimento espiritual e contadores de histórias. Um ponto de concordância foram os benefícios do voluntariado, seja para quem faz ou para quem recebe.

- A Secretaria de Estado de Saúde apoia e incentiva a atuação dos voluntários, e reconhece que a contribuição destas pessoas, que não recebem valor financeiro algum para o tempo que dedicam, é muito importante na recuperação dos pacientes – declarou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Oferecendo o seu melhor – Não importa a habilidade do voluntário, pode ser artística, terapêutica ou até um bom papo. É grande a variedade de ações deste tipo desenvolvidas nas unidades estaduais.

No Instituto Estadual do Cérebro e no Hospital Estadual Anchieta, o repertório musical também faz parte da atuação dos voluntários, com apresentações de um saxofonista. Proporcionando a interação dos pacientes com animais de estimação, o projeto “Pêlo Próximo” acontece nos hospitais Eduardo Rabelo e Anchieta.

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes conta com a contribuição de voluntários que levam atividades lúdicas para a pediatria, e oficina de artesanato para pacientes da maternidade. No Hospital Estadual da Criança, as ações são propostas pela Trupe do Miolo Mole e pelo grupo Sorrisoterapia. Os pacientes ainda recebem os contadores de histórias do Rio de Histórias e um grupo de voluntários com atividades recreativas.

Também a ONG Doutores da Alegria é voluntária em sete hospitais estaduais, com apresentação itinerante de música e poesia direcionada aos pacientes, acompanhantes e funcionários. A performance acontece nos Hospitais Estaduais Azevedo Lima, Tavares Macedo, Adão Pereira Nunes, Rocha Faria, Alberto Torres, Santa Maria e Eduardo Rabelo.

O Hemorio é uma das unidades que mais conta com atuação de voluntários. São mais de dez projetos, entre eles: cursos de artesanato e culinária para acompanhantes e funcionários; visita de contadores de histórias e atuação de voluntários com atividades de recreação; e apresentação de artistas e músicos que, quinzenalmente, levam canções e esquetes teatrais em forma de cortejo para os pacientes internados.

O acolhimento espiritual também é um componente da atuação dos voluntários, pois a saúde e a fé seguem juntas para muitos pacientes. Assim, voluntários de diferentes religiões se dispõem a realizarem visitas aos enfermos, levando palavras de conforto e orações. O serviço de capelania é encontrado nos hospitais de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, Azevedo Lima, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, Eduardo Rabelo e Rocha Faria, além do Hemorio.

Fonte: Ascom/SES

Foto: Maurício Bazílio